Header Ads

Rio Madeira chega à 14,56 metros e já isola comunidades em Porto Velho

CHEIA – Rio Madeira chega à 14,55 metros e já isola comunidades em Porto Velho

Com o rio Madeira subindo mais de 20 centímetros em menos de seis horas e chegando no inicio da tarde desta sexta-feira (18) à marca de 14,56 metros em seu nível na área compreendida dentro do perímetro populacional da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, comunidades que vivem em pontos mais distantes começar a sofrer com o processo de inundação.

Na comunidade Maravilha, localizada há aproximadamente 2 km da área urbana da cidade, o acesso via terrestre já está comprometido, a água inundou a estrada e agentes da Defesa Civil tiveram que se mobilizar para resguardar a integridade dos moradores da região, que poderão ficar com a sua locomoção restrita á embarcações.

Com a previsão do SIPAM garantindo que vem muita chuva nos próximos dias, a expectativa é de o rio continue sua tendência de subida e acabe isolando de vez diversas o Maravilha e comunidades próximas. Na região do Abunã, o rio Madeira já registra a marca de 20,64 metros e o tráfego de veículos na BR-364 já está sendo monitorado pela Polícia Rodoviária Federal – PRF.

CHEIA – Rio Madeira chega à 14,55 metros e já isola comunidades em Porto Velho

Seguindo o protocolo, a Defesa Civil acompanha a movimentação do rio desde a última quinta-feira (14) após ele atingir a cota de alerta, que é de 14 metros, caso o nível permaneça ou aumente em um período de 48 horas, o prefeito poderá decretar estado de alerta, porém, com o rápido avanço, não será improvável que Hildon precise decretar emergência, já que o rio se aproxima perigosamente dos 15 metros.

Fonte: JH Notícias